domingo, 23 de novembro de 2008

Igualdade Não Existe no Conjunto dos Reais; Parte II: a Hipocrisia




Adoro o quanto as pessoas querem ser iguais! É interessante demais o quanto alguns tentam passar por cima de suas singularidades para se juntarem ao resto. Creiam, até eu passei por essa síndrome! Acho patético! Por que suprimir o que te faz "especial", só pra se sentir "especial". Enfim, não é exatamente sobre essa questão de igualdade que queria comentar hoje.

Semana passada , dia 20 (se não em engano), foi o dia da consciência negra. E mesmo que não fosse, não importa para os devidos e atuais fins. Quando fiquei sabendo da data, busquei minhas reflexões sobre algumas questões intrigantes, que não se referem apenas à cor da pele.

Afinal de contas, se todos berram, gritam, se esguelam pela porcaria da igualdade social, racial e o caralho a quatro, porque em tudo que é lugar existe a maldita "cota"? É cota pra negro, pra deficiente, pra pobre, pra índio, pra papagaio, pra cachorro, pra burro - em faculdades isso tem muito! Se é pra ser igualdade, porque tanta deslealdade?

Não quero vou dizer que reservar cotas é preconceito. Esse não é o mérito da questão! Negros, deficientes e outros contemplados insistem em querer igual posição na sociedade, que sejam tratados com respeito e dignidade, mas pegam atalhos pra alcansar tal status. E fico me perguntando? Será que é realmente necessário tantas reservas, tantas "cotas". Se a intenção é provar igualdade, então, que lutem em pé de igualdade com a "maioria mais favorecida"!

De certa forma, parece até uma esmola simbólica que damos aos que achamos "menos favorecidos", como se não acreditássemos na capacidade deles de serem iguais, de alcansarem com suas próprias pernas o status, o auge, a "igualdade".

As pessoas não alardeiam histórias de superação aos quatro ventos de pessoas que venceram as adiversidades sociais, raciais, econômicas e físicas? Por que tirar o argumento dessas histórias? Porque é isso que acontecera com todos esses sistemas de cotas pra faculdade, empresas e tudo o mais! Não haverá mais superação, apenas facilitados...


ps.: fiquei off por pouco tempo né?... mas não sei quando estarei devolta, então o off ainda está valendo! abraços a todos!

4 comentários:

  1. O problema é que boa parte das pessoas com " situação melhor" não luta...risos Daí as cotas existem para o restante ir até o meio do caminho,o resto é por conta deles. Abração !

    Obs:Manera no palavreado ! risos

    ResponderExcluir
  2. eu adoro ler o que tu escreve, e dessa vez vou ter que concordar (mesmo quando eu adoro discordar de ti...) hahahahahaha

    lindinho da tia lili, apareça mais vezes, tuas entradas no msn estão muito curtas e espaçadas... e tu sabe que mais cedo ou mais tarde eu precisarei daquele sermãozinho básico...

    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. sou totalmente contra as cotas!

    isso só mostra a fraqueza do governo de melhorar as raízes, no caso, a educação na rede pública do ensino fundamental e médio. Pois se existem cotas, é porque existem alunos que levam desvantagem no vestibular, e se isso ocorre, é porque tem algo de errado no ensino.

    mas é assim msm! esses governantes sempre buscam o caminho mais fácil, né?!

    abraçooo!

    ResponderExcluir
  4. Quanto à questão de cotas referentes à cor da pele, acho uma plena bobagem, exatamente pelo que se explica no texto, não se alcança a igualdade usando atalhos...por mais bem intencionados que sejam...
    As cotas e bolsas de estudo em universidades particulares, de alguma forma pode ser interessante, visando que a maior parte da população não tem acesso à estas instituições. Agora, no que se refere à intituições de ensino público com cota, acho uma estupidez... cotas não resolvem o problema de desigualdade no ensino, não adianta permitir a entrada de negros, pobres e outros segmentos sociais, se não for possivel manter estes no ensino, e ainda que entrem e se mantenham dentro da instituição de ensino, seria outra forma de discriminar, afinal, pra quem usa cotas, seria um atestado de incapacidade social, e talvez até intelectual, ao usar um "atalho" para alcançar o objetivo...

    Ps: muito me espanta meu caro amigo, que se preocupe com este tipo de causa!!! XD

    bjusss mininooo

    ResponderExcluir