Paz. [Do lat. pace.] S.f. 1. Ausência de lutas, violência ou perturbações sociais; tranqüilidade pública; concórdia, harmonia [...] 4. Situação de um país que não está em guerra com outro.
Utopia. [do lat. mod. utopia < style="font-style: italic;"> S.f. 2. P. ext. Descrição ou representação de qualquer lugar ou situação ideais onde vigorem normas ou instrumentos políticas altamente aperfeiçoadas. 3. P. ext. Projeto irrealizável; quimera; fantasia.
___________________________________________
Sempre me perguntarei por que as pessoas fazem tanta questão de paz?! Não que eu queira viver num mundo caótico e violento, mas não me iludo com a idéia de paz, no sentido amplo e extremo da palavra, que é o que todos parecem procurar. As pessoas desejam um mundo sem guerras, sem assassinatos, sem roubos, sem acidentes estúpidos - esses poderiam ser evitados com toda certeza - e pais jogando crianças da janela.
Primeiro, porque seria tedioso - boring! - Segundo, porque é uma utopia! Como vi no dicionário, é a paz absoluta é irrealizável, é uma busca que vai contra os instintos animalescos do homem e que jamais nos deixaram, não importa quão evoluído sejam os nossos cérebros ou quantos polegares opositores tenhamos. Como já disse aqui antes, somos animais selvagens e nunca teremos paz!
Sempre haverá um presidente maluco que quer entrar em guerra com um ditador ainda mais insano; sempre haverá a pobreza e, junto com ela, a criminalidade e latrocínios; a mente humana estará, eternamente, arranhada pelas psicopatias¹ que nos aterrorizam e nos dirigem á agressão e ao homicídio (ou, pelo menos, a tentativa dele).
A paz (plena e absoluta) é o sonho dos idiotas e iludidos, que não enxergam o quão necessário é o caos e a guerra para nossa sobrevivência. O sangue nos traz para a realidade, a iminência do ataque une nações (não que eu seja exatamente a favor do termo e do sentido de "nação"), a guerra e as doenças aceleram a tecnologia! A paz nos estagnaria. Nos acomodaria. Os seres humanos só se movimentam na adversidade. No Caos.
E isso, não é necessariamente ruim...
___________________________________________
¹Psicopatia. [De psic(o)- + -patia] S.f. 1. Qualquer doença mental; psicose.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: o dicionário da língua portuguesa - 3.ed.
Igo,seu doido ! Você tem que agradecer por não ter nascido nos tempos de censura.Se esse texto fosse lido naqueles tempos...Sem comentários !!!
ResponderExcluirNão quero essa paz que chega a ser fantasiosa mas quero a paz alcançável à todos nós.
Abração ! Se cuida !
Oi miguxo... pra variar, estou eu novamente a discordar de alguns pontos ou opiniões...rsrs...
ResponderExcluirNão acredito que paz seja coisa de iludidos ou pessoas assim, acredito que paz é algo que se quer, mas não um desejo conjunto...
Quanto à questão da confusão que o mundo vive, do caos, como vc mesmo nomeu, prefiro nomear a força que move tudo isso de ganância ou até mesmo desejo, e por mais esquesito que isso seja, é uma característica natural ao ser humano, foi por desejo e ganância, pra não dizer egoísmo, que a vida nos trouxe aonde estamos, e que provavelmente está nos levando ao futuro também. Por fim, acredito que a paz que alguns poucos indivíduos procurem esteja relacionado à luta contra esse estado de espírito...
Ps: Fui muito utópica???
A paz não é uma fantasia, a paz se consegue sim. Só depende do que você considera como sendo paz.
ResponderExcluir________________________________
Enfim, que bom que gostou do texto, fico feliz. ;D
Um pouco de caos externo me alivia do meu caos interno... Então por favor, nem tanta paz assim!
ResponderExcluirConcordo com vc.
ahhh... fato... nunca haverá paz absoluta...
ResponderExcluirmas acho que a nossa luta deve ser para que a gente possa chegar o mais próximo disso, não?! hahah
abraçooo!
Você já leu um cara chamado Niestche? Entre outras coisas ele diz algo mais ou menos assim: O real é aquilo que nos parece.
ResponderExcluirThyanna, só não vou dizer que vc furtou minha idéia pq vc postou bem antes.
ResponderExcluir