quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Unidade Comum Não Produtiva

Sou um cara comum. Sou um cara muito comum! Muito mesmo! Não me destaco, não sou excepcional em nada! Fazer administração tem me dado noção do quanto eu sou medíocre e o quanto isso é ruim!

Hoje em dia, para se viver nesse mundo globalizado, competitivo e - acima de tudo - produtivo, é necessário ser diferente! E mais comum do que eu... acho meio impossível! É preciso ser inovador, ser visionário, ter iniciativa, ter liderança, perspicácia, simpatia, beleza, raciocínio rápido, reação rápida, auto-confiança, coração frio e calculista! Ou seja, é preciso ser quase um deus onipotente, onipresente e onisciente! Ou, numa comparação mais modesta, um malabarista do tempo e do espaço... as coisas não têm fim e aceleram cada vez mais! não existe tempo para respirar! ou você continua o fluxo de movimento ou fica para trás, perece. E eu, na minha normalidade absurda não tenho saco pra fica me "aperfeiçoando" pro mercado de trabalho. Aliás, pra não sair dele!

O que há de errado em ter uma vida pacata, em que você só faz aquilo que quer, porque quer, quando quer, como quer??? Qual o problema desse mundo desenfreado, em que a busca por estar acima do outro , seja de que forma for, figurativa, literal, economica, cientifica, politica e absolutamente falando????

Resposta curta e direta, que aliás já até falei: produção! Fala-se muito em automatização da indústria, fábricas robotizadas, casas robotizadas! tudo robotizado! e fala-se sobre isso recentemente (leia-se: segunda metade do século passado; o que é bem recente se pensarmos em quanto tempo a indústria já existe...)

O que não se percebe é que as pessoas já foram automatizadas a muito tempo! Ninguém mais vive nesse mundo! Ninguém vive! Apenas funcionamos, produzimos! Daqui a algum tempo não vamos mais nem falar em morte ou doença! vamos falar em prazo de validade, fim da vida útil, desgaste, defeito de fábrica, componente defeituoso!

Existe uma espécie de movimento nas empresas para "humanizar" o ambiente de trabalho! salas de soneca, confraternizção com as famílias dos funcionários, flexibilidade de horários, dinâmicas de grupo para melhorar ambiente de trabalho... enfim... uma série de coisas para diminuir o impacto do trabalho sobre o funcionário! Ah!! mto bom! melhor qualidade na hora de trabalhar! Não estou denunciando nada, mas é lógico que tudo isso é apenas para aumentar a produtividade do funcionário! PRODUÇÃO!

Desde crianças somos condicionados a isso! "O que você vai ser quando crescer?" Já somos impulsionados a escolher uma função produtiva dentro da sociedade quando nem bem entendemos de nada! E a escalada segue! Passam-se os anos primários, o ginásio e a coisa começa a apertar, já começa a se falar em faculdade. então vem o ensino médio e (pasmem!) aos dezessete anos já temos que escolher qual caminho produtivo devemos seguir quando, na verdade, bem lá no fundo, até do mais nerd dos nerds, queremos mesmo é aproveitar a vida! Devemos, no entanto, aproveitar o tempo e esquecer a vida pra lá! Ingressar numa faculdade, por que sem um diploma de curso superior é praticamente impossível arrumar um emprego (produzir). Mas ai, você chega feliz e contente na faculdade e acredita que só aquilo já basta! Tadinho... engano seu! Até mesmo antes de escolher seu curso superior você já sabe que não é suficiente! Que depois de longos e exaustivos quatro anos você terá que rebolar pra fazer uma pós-graduação, um mestrado, um doutorado, um PÓS-DOUTORADO!!!! E Deus nos ajude se houver algo depois disso!

Por isso, fazer administração tem me revelado o quanto sou comum em minha mediocridade. Sem qualidades adicionais, não tenho chance! Não tenho pique para aguentar tudo isso, não sou excepcional para sobreviver nesse mundo por muito tempo e, sinceramente, nem quero! Não quero fazer parte dessa roda que prende as pessoas as vontades alheias. Não me fale em bem maior, em comunidade, em sociedade! Bullshit! Esse desespero por produzir só está a consumindo aos poucos. Alguns tentam amenizar a situação, abafar, tampar o sol com a peneira, mas a verdade é que a tendência desse sistema de produção é falir por desrespeitar o compasso da humanidade. A exigência absurda que cai sobre os ombros do homem, só fará esmagá-lo. Primeiro individual, depois, coletivamente.
Resumo da ópera. Estou fadado ao fracasso... Num mundo como esse, sou tudo o que não se deve ser e não sou o que deveria! Questiono, mas não faço; ao passo que deveria fazer, mas - jamais - questionar!

Ps.: Comentários do tipo "esse cara é um preguiçoso, aposto que queria ficar o dia inteiro na mamata, consumindo o dinheiro dos outros, só quer saber de sombra e água fresca!! vão aparecer! No fundo, minha vontade é essa mesma (e de qm não é´?) mas tenho ciência de que um dia, ficar sem fazer nada, me cansará profundamente! Mas, minha situação produtiva a parte; você não acha que o mundo não está exagerando um pouquinho não? :p

Posted by Picasa

3 comentários:

  1. Hahaha, esse é mais um daqueles dias em que a gente descobre que não é nada, além de humano... Não somos super-heróis e nem temos super poderes... Somos falíveis e talvez tenhamos apenas o poder de magoar o próximo... Mesmo assim, sábio foi aquele que disse que viver é uma arte, e digo mais, exige preparo mental, emocional e intelectual aguçado. Não sou excepcional tb, mas nunca quis ser, mas se tu quiseres me ouvir, aqui vai uma dica: aqueles que se destacam, não são os brilhantes, os mais estudiosos, os que fazem as faculdades mais difíceis... Os mais incríveis são aqueles que acham que não tem nada além de normalidade por dentro, que estudam e não tiram notas maravilhosas, mas que mesmo assim batalham por aquilo que eles acreditam... Viver não é fácil, nem um pouco... E tb não acho que administração seja uma faculdade ruim, logo mais tu acha alguma coisa que te tornará especial na tua área e sabe pq? Pq tu vai gostar de fazer aquilo que escolheu, vai trabalhar por prazer e não se vender por dinheiro... E é aí que as pessoas se descobrem diferentes, excepcionais, especiais...
    Adorei o post (nota-se né?!)
    Beijos, um ótimo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Mas não demorei uma semana.. que é isso, uma semana é muito tempo... em uma semana já troquei 3 vezes de problemas que me preocupam, de idéias loucas e de motivos para crises.... isso tudo se passou em uma noite....

    ResponderExcluir
  3. Oie.. Acho que vou pedir ajuda pra vc nas minhas provas de Adm.! ausha
    Nossa hj eu tive as primeiras aulas de adm, mas voltada pra área de biomedicina e confesso que não gostei mto não, mas pode ser que com o tempo eu mude de idéia. ;)
    Linkei vc no meu blog tbm! =D
    Bjus

    ResponderExcluir