O mundo nunca foi tão pequeno! Disse-me uma vez, um professor de Geopolítica, que as distâncias estavam "diminuindo", as barreiras se tornaram "porosas". O Orkut está aí para provar; o MSN, o Google, a Nokia, a Coca-cola, a GE, a Nasa, o Projeto Genoma Humano.
Empresas multinacionais se instalam em diversos continentes diferentes, poucos processos produtivos têm início, meio e fim no mesmo local. Um oriental, nascido no Brasil, trabalha na Finlândia e namora uma francesa residente nos EUA. Por que não? Hoje em dua, é fácil se comunicar graças a Internet e a revolução das telecomunicações.
E a União Européia? Na minha opinião, não há exemplo maior de Globalização do que UE! Não há restrições alfandegárias, a mesma moeda, a "mesma economia". Por pouco não foi aprovada uma Legislação Européia!!! Em breve, haverá um Primeiro-Ministro Europeu! - ok, estou exagerando, mas não seria lindo?
O Mercosul segue o mesmo caminho. É o segundo bloco econômico mais completo do mundo (fontes duvidosas...) O livre tráfego de pessoas ainda não é permitido, ma é questão de tempo, até pela informalidade das fronteiras - leia-se: corrupção.
Tudo parece perfeito! Tudo é lindo...
BALELA!!!
A UE é um ótimo exemplo de Globalização, mas se for analisado isoladamente. Para se entrar na Europa é muito difícil, nos EUA nem se fala. As multinacionais não estão interessadas em incluir economicamente um país isolado! Elas procuram isenção fiscal, mão-de-obra barata e mercado consumidor abundante - imagine: mesmo que 30% da população brasileira tenha bom poder aquisitivo, isso dá mais do que metade do mercado consumidor da Europa!!! - As taxas de importação/exportação entre países de blocos econômicos diferentes são astronômicos! Não há nenhuma intenção em ajudar os necessitados! Não há intenção em incluir os excluídos!
A Globalização é apenas um fenômeno econômico, no qual estamos atados uns aos outros pelo dinheiro. E quem não tem dinheiro não tem nada! Nossa "grande aldeia global" é apenas um jogo de barganha!
p.s.: Condoleezza Rice em Salvador, com fitinha vermelha do Bonfim, achando tudo lindo... ninguém merece...
quinta-feira, 20 de março de 2008
Somos Todos Uma Grande Aldeia Global! Será?...
Assinar:
Postar comentários (Atom)


E não! Grande aldeia global!
ResponderExcluirtisc tisc... as vezes me sinto meio inojada com as coisas... o mundo não melhora... mas a culpa é minha? ou não?
¬¬
Condoleeza Rice no Brasil, q sensação... é nessas horas q eu gostaria de um atentado terrorista...
=P
Concordo com você em relação a essa idéia de globalização.
ResponderExcluirE... Ah! Sei que não costumo escrever textos como aquele da Sarah no meu blog, mas posso te afirmar que é apenas um personagem que criei para exemplificar situações e tentar axar as respostas, mas não sou eu quem está por de trás dela...
Postei o 2º capitulo hj, gostaria q vc lesse.
bjus
Vim visitar-te e me deparei com esse texto, essa tal globalização e essa grande aldeia global está realmente aí sim, com fatos concretos para acreditarmos nessa grande miscigenação.
ResponderExcluirMas isso não vem só das grandes empresas, se pararmos para pensar na forma humana, a globalização começou com a mistura dos povos e culturas.
Até mais!
é... o mundo diminuiu ou fomos nós q nos expandimos demais?!
ResponderExcluirmedo...