terça-feira, 5 de abril de 2011

A Bicha Pegou



É complicado ter que dar audiência a uma coisa tão importante depois de uma semana. Depois que José Alencar (e não José DE Alencar) morreu e o mensalão foi considerado “página virada”, é estranho voltar a falar do Boçalnaro. Pois é…

Eu não vou fazer aquela retrospectiva chata, falando que Boçalnaro ofendeu a Preta Gil - seja porque ela é negra, seja porque o ambiente familiar dela é “promíscuo” (sic). O quês, quandos, ondes, porquês, e quens vocês podem achar por aí na internet. Nessa ele saiu pela tangente, disse que entendeu ela ter dito “gay” ao invés de “negra”, e como homofobia não é crime, se safou. Subestimou nossa inteligência, afirmou ter sido manipulado e, como disse, saiu pela tangente.

Interessante perceber que ele não saiu tão ileso quanto esperava. Enquanto o assunto estava fervendo, a OAB estava atrás dele, Preta Gil estava atrás dele, o deputado Jean Wyllys estava atrás dele, meio mundo de ONGs em defesa da igualdade racial estava atrás dele e o outro meio mundo de ONGs contra a homofobia também, ele estava “se lixando” [para ser fidedigno, ele estava se lixando para os movimentos gay]. Chorou e se fez de vítima e coitado, afirmando pra quem quisesse ouvir que não era racista, só “homofóbico”. Se ele afirmou categoricamente isso, não faço idéia, afinal, não se pode confiar no twitter alheio. Mas essa suspeita se respalda no tom e no discurso de Boçalnaro. Disse não ter medo de punições ou represarias, afinal, por ser representante de uma parcela da população que o elegeu, ele pode falar a asneira que quiser. Ou seja, se achou o rei da cocada preta.

Então, o curso da história muda. Um político diz que pode-se achar uma maneira diferente de puni-lo, outro diz que as regras da Comissão de Direitos Humanos da Câmara podem ser mudadas para evitar que ocorrência similares aconteçam no futuro… até ser chamado de estúpido, o sujeito foi. Resumo da ópera: o bicho pegou. Ou mais propriamente dito: a bicha [meu amigo Léo diria beesha].

O clímax disso tudo foi: depois que Deus e o mundo atiraram pedra contra o Boçalnaro, ele, em sua página na internet afirmou (no seu site):“não sou apologista do homossexualismo, por entender que tal prática não seja motivo de orgulho. Entretanto, não sou homofóbico e respeito as posições de cada um; com relação ao racismo, meus inúmeros amigos e funcionários afro-descendentes podem responder por mim”. Sobre ele ser racista, ele já cansou de repetir que não é, embora haja controvérsias. Mas conseguem notar a hipocrisia oportunista na sua afirmação em respeito a homofobia???

Depois das declarações absurdas que deu na televisão, exaustivamente repetidas pelos jornais, portais de notícias, twitters e o caral** a quatro, como “Isso nem passa pela minha cabeça. Eles tiveram uma boa educação, com um pai presente. Então, nem corro esse risco”, ou “quando você vê que o menino está meio, assim, ‘gayzinho’, você dá uns tapas nele que ele vira homem” [confesso que essa não é a transcrição exata, mas a idéia em geral é essa]. Até mesmo a tentativa pífia de livrar sua cara com a Preta Gil demonstra sua linha ideológica: ao dizer que entendeu a pergunta errada, ele não corrige sua resposta.

Afirmou (ou deixou subentendido) com orgulho que é homofóbico e, depois, no próprio site diz que apenas não é “apologista do homossexualismo” e que “respeita as posições de cada um”… alguma coisa tem de errado. Com toda certeza alguém lhe deu uma chamada feia por trás dos panos. Uma chamada só, não!, porque isso ele já levou várias e não mudou. Boçalnaro viu que a coisa ficou feia para o lado dele e está tentando - pateticamente - contornar as coisas.

É de se esperar que as coisas melhorem daqui para a frente. Não que todo mundo deva aceitar de bico calado o movimento GLS e suas reinvindicações - há muita coisa, sim, de errado nele, afinal, ele é composto de pessoas, e pessoas são falhas. No entanto, já passou da hora da política - e da sociedade, principalmente - parar de destilar ódio e ignorância gratuitamente contra quem quer que seja. O recuo do discurso de Boçalnaro (pelo menos, por hora) é uma amostra de que os reacionários estão perdendo força.

_________________________

p.s.¹: Houve um outro ministro pastorzinho que falou por aí que "afro-descendentes são amaldiçoados por Deus" e que gays tem "podridão de sentimentos que levam ao ódio, crime e rejeição". Ignorem, é só inveja dos holofotes. Toda Diva é assim...
p.s.²: para não dizer que estou mentindo nem distorcendo os fatos (ok, talvez eu esteja, mas não propositadamente) cliquem aqui e confiram a Nota de Esclarecimento de Boçalnaro.
p.s.³: Como falei! Cafeína faz isso comigo, às vezes... E nem sempre é um bom resultado. Vide post de hoje.

_________________________

Cazuza - O Tempo Não Para

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
Não, o tempo não para!

Um comentário:

  1. Acrescento à sua perfeita e peremptória opinião que a ignorância é a morada eterna de todo indivíduo preconceituoso. Bj.

    ResponderExcluir