Todos nós já sabemos que a educação brasileira é uma porcaria! Não é?! E sabemos que muitas dessas provas avaliativas instituídas pelo estado são uma grande furada! Antes mesmo que essas provas sejam feitas, ninguém dá o menor crédito a elas!
Eu digo que essa provinha Brasil não vai mudar nada! Porque não adianta nada você avaliar o rendimento dos alunos, sem ter condições de aprimorar suas habilidades! Tenho como exemplo a escola onde estudei durante todo o meu ensino fundamental. Não sei ao certo qual é o rendimento dos alunos atuais e, embora seja uma das melhores escolas municipais da cidade, não tem condição de explorar o pontencial das crianças e jovens que ali estudam! E a situação é pior em milhões de escolas no Brasil! Tem escola na amazônia que, se chover, molha tudo; no sertão nem sei se tem escolas, e se tem, é uma casinha de barro, onde as crianças correm o risco de pegar Doença de Chagas; séries diferentes compartilham a mesma sala e fragmentam o ensino em diversas regiões do país! Não disse nada de novidade, nada!
Dá a sensação aos paisa, professores e alunos que não estão nem aí pra nossa educação. Embora isso não seja bem verdade... Os políticos (os bons, claro...) estão equivocados. A maioria desses políticos estudaram na década de 50, onde a coisa funcionava de outra forma. Primeiro, porque não tinham o mesmo acesso a técnologia que nossos alunos de hoje têm; e segundo, porque a própria didática era diferente! As ações tomadas hoje em dia funcionariam muito bem a cinqüenta anos atrás, mas hoje estão defasadas.
Temos ainda que considerar a mentalidade "consumista" que os alunos de hoje em dia têm! Tudo que os alunos querem é terem uma faculdade e pós-graduações para serem bons profissionais. E os políticos pensam da mesma forma. A única coisa que querem é mão-de-obra qualificada, já que esse é o grande vilão do desemprego - dizem por aí que há vagas sobrando por falta de profissionais qualificados. Diante disso, tudo que se pensa é em abrir universidades e cursos técnicos, o Brasil sofreu um "overboom" de faculdades particulares, e muitas delas são apenas barraquinhas de diplomas, pois o aluno não tem o ensino que realmente deveria e só paga as (absurdas) mensalidades! As boas faculdades cobram muito mais pelo seu ensino, que É GARANTIDO POR LEI NA CONSTITUIÇÃO!!! Ou seja, pagamos caro por um direito, e muitas vezes nem é de qualidade! Aquele esquema de aprovar os alunos da primeira série para não se desmotivarem, só agrava a situação pavorosa do ensino! Não existe mais o desafio, não existe mais aprovação merecida, não existe mais aprendizado do que realmente é importante!
Um dia desses, rodei pelos blogs favoritados e encontrei um que tinha um post em que o autor dizia "por que vou estudar isso, se não é da minha área?" O pior pecado da educação atual é o aluno perguntar pro professor "por que tenho que ver trigonometria, se vou fazer jornalismo" e o (jumento do) professor responder "pro vestibular"!!! A resposta certa seria "porque você vai usar trigonometria o resto da sua miserável, insignificante e inútil vida, seu filho da puta imprestável"!
Duvidam?
É sério! Um jornalista não pode simplesmente ir na cena da notícia e escrever sobre o que vê! Ou melhor... um jornalista talvez, mas um repórter, não! Um repórter precisa saber criticar o fato, analisá-lo! E analise lógica só a matemática produz, pois textos imensos não produzem idéia nova, nem crítica, nem analise nenhuma - aliás, começo a achar que "interpretação de texto" devia ser matéria de exatas... Imaginem um cientista, um PHD em Física Quântica que não tivesse qualquer contato com ciências humanas! Sem português ele seria um asno com Qi de 256, mas que não sabem ler uma frase; sem história, ele não saberia o porquê nem de sua própria ciência; sem geografia ele não saberia as consequências de seus experimentos para o meio ambiente e para a sociedade em que vive!
O que quero dizer é que, quando deixármos de enxergar o topo da educação e focármos na base, quando deixármos de enxergar a matéria pela matéria e focármos sua utilidade secundária e de longo prazo, a educação vai fluir melhor! Provas não devem ser abolidas como muitos estudantes dizem e sonham! Provas medem conhecimento, sim! Porém, deveriam ser aplicadas e avaliadas de outra forma, previlegiando não o estudo de véspera (pois é o que acontece) mas avaliando o conhecimento prolongado do aluno, o que ele sabe, não apenas do conteúdo avaliado, mas sua capacidade de raciocínio lógico, sua análise crítica, seu conhecimento do ambiente ao redor. Essa é a grande deficiência da educação dentro das salas de aula, mas não adianta nada diagnosticar a deficiência, se nem sala de aula existe...
We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers, leave them kids alone
Hey, Teachers, leave those kids alone
(Pink Floyd)


Nenhum comentário:
Postar um comentário