quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apatia Desmedida




Este ano, boicotei a Copa do Mundo. Mas mesmo que eu quisesse, não conseguiria ficar longe de saber o que acontece, afinal de contas, eu praticamente vivo de olho na internet. É eu sei que falar de Copa agora é um pouco defasado, mas vou chegar a onde quero em breve.

Logo na primeira fase, se não me engano, a Europa ainda enfrentava as conseqüências daquela crise pavorosa que quebrou meio mundo. A recessão enfrentada pela união européia foi a maior catástrofe econômica já enfrentada pelo bloco desde sua criação. A Grécia foi a primeira a chiar, depois Espanha, e então o castelo de cartas começou a cair. Governos anunciaram medidas drásticas para tentar reverter a situação; medidas como congelamento de salários aumento de impostos e outras ainda mais polêmicas. Não me recordo direito, mas foi num dia de jogo ou da Grécia ou da Espanha em que a população torcedora desses países saíram às ruas para protestarem contra as medidas econômicas que prejudicavam, principalmente, a classe trabalhadora. Olha o quão surreal é isso para um brasileiro!

Vamos dizer, por medidas pedagógicas, que a seleção e país em questão seja a Espanha - aliás, campeã do mundial. Imagine então, que é dia de jogo da seleção espanhola, logo da fase eliminatória, aquela expectativa, e o povo espanhol vai às ruas protestar contra seus governos e a União Européia por estratégias econômicas equivocadas.

Sabe porque estou citando este episódio? Sabe quando isso aconteceria no Brasil? NUNCA! E não é questão de um país ter maior ou menor paixão por futebol, não! É questão de maior e menor paixão por sua nação, pela sua vida pública, pelo seu patriotismo que se estende muito além de um gramado verde e meia dúzia de idiotas correndo atrás de uma bola!

Ontem, 29, a Europa inteira se mobilizou contra as chamadas medidas de austeridade pronunciadas pela União européia, que intensificam as ações de arbitrárias que seriam uma tentativa de recuperar a economia, jogando o peso oneroso nos ombros da população! Não é brincadeira! De Lisboa à Bruxelas, de Madri à Atenas, vários países parando e dando dor de cabeça à governos por não aceitarem tamanho abuso! De novo: quando isso aconteceria no Brasil? A resposta é a mesma: NUNCA! É até difícil de acreditar que fomos colonizados e influenciados por mais de cinco séculos por países europeus!

Uma nação que se une sobre uma só bandeira é milhares de vezes mais apática do que um continente com dezenas de nações e bandeiras diferentes, que se organizam e combatem aquilo que acham injusto! Hoje o Brasil está estável economicamente, mas há tanto o que fazer e protestar, mas nós, brasileiros, preferimos parar o país quando é Copa do Mundo - pra assistir um timéco de m**** - e trocar de canal quando está passando debate político pra assistir A Fazenda 3!


_____________________

p.s.: pra quem não sabe, a imagem do post é de Europa, um dos satélites galileanos de Júpiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário