quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Demos




Democracia vem do grego demo (povo) kratos (governo), sendo assim, governo do povo. Platão era contra essa democracia. Fato comprovado em sua diversas obras, principalmente aquelas que seguem a morte de seu mestre, Sócrates, condenado à morte pelas sua reflexões filosóficas sobre a religião ateniense. Claro que Sócrates não foi morto só por isso; sua filosofia questionava os fundamentos religiosos, que os políticos usavam para manter o poder. Platão, então, critica esse governo que serve aos propósitos particulares.

Platão defendia uma aristocracia do saber, onde a polis seria governada pelos filósofos, os homens sábios da época, argumentando que os homens comuns não tinham esse saber aprofundado das coisas, portanto eram incapazes de governar corretamente.

De certa forma, concordo com Platão. Não no que diz respeito à capacidade dos "homens do saber" de governar, principalmente do ponto de vista da filosofia. Concordo quando Platão diz que o povo não tem capacidade para se governar uma vez que não possuí a exata compreensão do que é o governo. Brasileiro, então? Nem se fala.

Como esperar que um povo eleja seus governantes, se seu conhecimento das engrenagens do poder é limitado, parco, impreciso, muitas vezes manipulado? As estruturas de um governo são complexas demais para que alguém de fora as compreenda de forma adequada. Quem sabe pra que serve o Senado, a Câmara dos Deputados, a Casa Cívil? Fomos criados para acreditar que democracia é apenas ir nas urnas de quatro em quatro anos (ou dois em dois, se você contar as eleições pra prefeitos e vereadores), que governar é ser apenas eleito, que governar é apenas ganhar nas urnas e tomar posse de presidente. E continuamos a acreditar nisso.

Talvez por não percebermos a real profundidade dos governos é que sempre escolhemos errados nossos representantes, transformando a nobre idéia de democracia dos gregos (que nem era tão nobre assim) numa oligarquia maquiada de livre escolha do povo.

Um comentário:

  1. eaee Igo!

    política é um assunto que eu odeio discutir exatamente por isso...

    mas esse tipo de "erro" vem de mtoooo tempo atrás, e praticamente nada mudou até aqui. O poder de alguns não possibilita mudanças que seriam melhor para a maioria... está na história do mundo, infelizmente...

    abss!

    ResponderExcluir