terça-feira, 8 de abril de 2008

Entre a Vida e a Morte.... dos Outros


Qual é o preço a se pagar por um crime? 5 ano, 10 anos, 20 anos? E quando o crime é grave demais, tão grave que tempo algum é capaz de sanar a culpa, como, por exemplo, jogar um criança pela janela? Qual seria a pena mais apropriada? Cadeira elétrica? Injeção letal? Enforcamento, decapitação, apredejamento?

A pena nos faz pensar na função do sistema penitenciário e jurídico. Quais são suas funções? Punir, fazer justiça, corrigir o criminoso, ou impedir que outros cometam o mesmo crime? Tem que se definir muito bem quais sãos suas funções, pois todas ali são conflitantes entre si. Se for punir ou corrigir, do que adianta matar o criminoso, se ele não aprendera a lição? Se for fazer justiça, talvez a pena de morte seja apropriada. Se for mostrar o exemplo, nada mais tirano e drástico do que sentar alguém numa cadeira elétrica. Talvez as pessoas não cometam o mesmo crime do morto, mas não será por respeito a lei e sim por medo e coação.

Confesso que antes de refletir para escrever esse artigo, eu era a favor da pena de morte. Em minha ingênua imaturidade política, acreditava realmente que a pena de morte era um ótimo caminho, mas agora, refletindo melhor, descobri que não é tão bom assim. Na verdade, é ruim pra sociedade. Uma coisa é certa: crimes não podem ficar julgamento e sentença! Mas é justo condenar alguém a morte, quando, tudo que ela precisa na verdade é de acompanhamento para que entenda que nada do que ela fez foi certo? A punição para qualquer crime deve ser a morte? Olho no olho? Não temos 10000 anos de história pra isso, eu acredito!

Se bem, que os crimes estão ficando cada vez mais violentos... e se a pena tem que ser a altura da bárbarie do crime, então, cedo ou tarde, a pena de morte será inevitável. Justiça seja feita, para saciar a morte de nosso filhos...

Posted by Picasa

7 comentários:

  1. É uma assunto muito complicado, e é diofícil dar uma opinião na certeza de q essa seja a certa. Muito precisa ser analisado para se ter uma certeza que não seja injusta.
    ~
    Como não sou estudiosa, nem sociologa, nem filósofa ou seja lá o q for prefiro não opinar e aceitar seus argumentos.
    ~
    Belo texto.

    Beijinhooos ;*

    ResponderExcluir
  2. Bárbaro!

    Justo no que diz respeito a sua "opinião" camuflada!

    Veja bem, não estou dizendo que neste artigo, você deixou claro o que pensa sobre o assunto, mas mostrou que é preciso muito mais do que "crer" que algo é correto. É preciso refletir, buscar a fundo uma resposta.

    Com esse texto, mais uma vez, você fez pensar! E isso o torna sensato!

    bjs

    continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Oi queridonessss

    Vim aqui deixar meu oi, meu palpite e um beijo...
    OIIIIIIIIIIII

    Bom, eu acho que as pessoas que cometem crimes violentos deveriam sofrer vinganças malignas, mas não morrer (por isso sou contra a pena de morte)... a morte é fácil... eu prenderia eles em uma cela bem pequena e podre de suja, cortaria eles com um canivete, mas nada muito profundo, somente o suficiente para infeccionar, colocaria larvas de moscas nas feridas, ahhhhh e deixaria eles presos, imóveis, para nem conseguirem se coçar... deixaria eles morrendo aos poucos, das piores formas possíveis....

    satânica, eu? não, sou angelical!!!! hahahahahaha


    beijos beijosssss

    ResponderExcluir
  4. eu sempre serei a favor da pena de morte. mas no brasil sei que isso seria impossível, já que aqui aconteceria um genocídio de pretos e pobres.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um assunot muito complicado... pq reamente será que fazemos justiça mesmo? As vezes eu penso: "Não julgueis para não seres julgado"... Mais é complicado... Acho q tem q ter uma punição, claro! Mais como saber qual é a mais adequada???
    Mais acho q se eu estivesse em uma situação que um ente querido tivesse sido violentado ou morto, com certeza gostaria da pena de morte... sei lá...

    ResponderExcluir
  6. Encontrei seu blog na lista da Lili.
    Esse tema é bem polêmico, ainda mais em uma Lei falha como existente no Brasil.
    O primeiro passo com certeza é a reforma Legal, principalmente na área penal...
    Gostei do seu ponto de vista.
    Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Vamos atualizar?????????


    Se não o chinelo vai pegar!!!!

    (Rimou... Será que já posso escrever poesias?)

    beijosssss bom findi!

    ResponderExcluir