
Já faz um tempo que venho percebendo isso. Aliás, mais de um ano, e só me deu na telha de escrever agora - como sabem, venho travando uma verdadeira luta com minha criatividade. Pois então, vamos ao que interessa. Hoje, por mais que me irrite e, de certa forma, me entristeça, vou permanecer no óbvio: nossa sociedade ainda é preconceituosa.
Vejo - via - muitas campanhas de inclusão social do tipo "empregue um deficiente físico" ou "dê emprego à um ex presidiário" ou tantas outras minorias sociais secular e irracionalmente marginalizadas e excluídas do mercado de trabalho. Campanhas televisivas, outdoors, incentivos fiscais à empresas que contratam integrantes dessas minorias injustiçadas. Não estou dizendo que não deveriam existir. Pelo contrário, deveriam ser ainda mais enfáticas.
A questão é outra:
Alguém já viu alguma campanha publicitária conscientizando, demandando, pedindo ou mesmo implorando facilidades trabalhistas para gays? Se viu, por favor me mostre urgentemente!
Claro que a atual geração está muito mais tolerante em relação à homossexualidade alheia. Desnecessário dizer que, há dez, quinze, vinte anos atrás, ser gay era extremamente difícil, se assumir então era quase impossível. Amigos não podiam saber, família nem sonhar. Hoje a coisa corre meio solta. A America Latina já está entrando na onda do casamento gay...
Exceto nos ambientes de trabalho. Se assumir gay em escritórios, fábricas ou seja lá o que for. E quanto mais "braçal" mais preconceituoso. Dizer que se relaciona com alguém do mesmo sexo, ou só aparentar, reduz drasticamente suas chances de conseguir uma promoção ou indicação à um cargo melhor. Sem contar a já conhecida exclusão social entre colegas de trabalho, que começam a olhar de rabo de olho e quem era amigável, vira as costas; muitas vezes não por preconceito, mas por medo de ser de alguma forma envolvido na exclusão.
Ok, não chega a ser uma novidade? Mas porque ninguém faz campanha publicitária para os gays? Talvez porque, diferente de um deficiente ou um ex-presidiário, a condição de homossexual possa ser omitida ou escondida?... Não concorda que, mesmo que não seja preconceituoso, é no mínimo estranho. Ou talvez, essa "conscientização" fiquei por conta das paradas gays que lutam por tantos outros direitos dos homossexuais. Eu nunca ouvi nenhuma reivindicação específica contra "homofobia no trabalho" e mesmo que tivesse visto, alguém hoje em dia acredita que paradas gays sejam algo além de um carnaval fora de época?... Eu não!
________
ps.: o carnaval fora de época gay da minha cidade começa essa semana (ou já começou, não tenho certeza)...
Apresentar esse tipo de campanha seria apresentar o homossexualismo como uma classe diferente. Como um nicho. Uma raça, como acontece com os negros, ou pessoas de baixa renda. Ainda não existe uma lei que sustente isso.
ResponderExcluirNão acho necessaria a campanha para os gays nesse aspecto. Concordo com o comentario acima.
ResponderExcluirSe fosse feita uma campanha desse tipo, surgiriam protestos por falar que o gay eh um ser diferente q deve ser tratado como igual.
Na vdd o gay é um ser igual que tem uma atitude diferente e não cabe ao outro saber e julgar que atitude é essa.
"se assumir" no trabalho, pra mim, é bobagem. O q importa é agir da maneira que sempre agiu sem ter q expor isso como uma grande revelação.
Agindo natural, as pessoas vão "retribuir" naturalmente.
Pois é, antes de comentar sobre o texto gostaria de agradecer o carinho e a presença e visita no meu blog. Quanto ao texto e a "proposição" apresentada é um tanto quanto complicado pensar desta forma, porque vivemos em uma sociedade com uma "cultura" já formada, pronta e acabada. Você falou das propagandas, mas assista aos programas de humor... os quadros que as pessoas mais riem são os dos boiolinhas superesteriotipados e não tem nem como falar que é so no zorra total, praça é nossa, pânico... enfim... a msm cosia no rádio, programas de humor tem sempre um travesti, enfim... tudo vai sendo aceito como forma de comodismo!
ResponderExcluirAcho muito interessante as coisas que você escreve porque contribuem para uma reflexão crítica.
Parabéns!